Dia 20 de janeiro é o dia nacional do Fusca no Brasil.
Acredito eu que nenhum carro tenha mais a cara do Brasil do que este simpático carrinho, que participou da vida de vários brasileiros assim como eu.
Tenho várias lembranças de um fusquinha branco que meu Pai tinha, de ano 1978 e 1300 cc. Este fusquinha era conhecido pelo seu barulho, pois o mesmo tinha um escapamento esportivo e fazia muito barulho. Viajamos muito com este fusca para a fazenda de meu avô, para Araxá na casa do Tio Ermes e da Tia Nice, dentre várias outras viagens. Guardo em minha memória duas situações muito engraçadas passadas com este fusca. A primeira foi uma vez em que o cabo do acelerador arrebentou, obrigando meu Pai a passar o cabo por dentro do carro, diversão garantida para eu e meu irmão Lucas durante todo o trajeto, pois ficávamos observando o cabo de aço mexendo muito próximo dos nossos pés. A segunda foi uma vez que estávamos indo para Araxá e o fusca parou por superaquecimento. Não sei o que passou na cabeça de meu Pai que fez xixi no motor do fusquinha (acho que de raiva) e ele funcionou na hora! Só depois disso meu Pai descobriu o problema!
Já mais crescidinho, travei duas "lutas" muito boas com dois fusquinhas. A primeira estava ido de férias para Carmo do Paranaíba, MG, em meu Palio 1.5 96, a velocidade de cruzeiro (130 Km/h). Quando percebi ao retrovisor um fusquinha verde, chegando bem rápido. Apertei o pé para ver até onde o fusquinha ia. Cheguei a andar um bom tempo a 150, 160 km/h colado no fusquinha, mas não consegui utltrapassá-lo. Depois de muito tentar, baixei a velocidade para 130 Km/h e deixei o fusquinha ir embora... aquele fusquinha andava muito!
Uma outra situação já estava em minha Saveiro 1.8 01 voltando de Goiânia. Perto de Piracanjuba vi um fusquinha muito bonito chegar rápido. Quando ele me utltrapassou, o motorista fez questão de trocar de marchas e somente escutei o espirro do turbo! Voltei uma quarta e segui a caça do fusquinha. Andamos juntos a 160, 170 Km/h por algum tempo, mas logo o fusquinha esquentou, levando o motorista a diminuir a velocidade para resfriar o fusquinha nervoso. Eu diminuía um pouco a velocidade e logo o fusquinha passava espirrando. Foi uma viagem legal, em uma rodovia bem vazia e que conhecía cada curva.
O portal G1 montou uma série de reportagens sobre esta comemoração.

Segue abaixo os links.
Abraço e até a próxima.
Laurence
Link: Veja os segredos que fizeram do Fusca o carro mais vendido do mundo
Link: No Dia do Fusca, leitores fazem homenagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário