Esta semana trago três reportagens que estão hospedadas no ótimo site Bestcars. Dentro deste site, há uma seção onde são abordados grandes carros do passado. Faço referência a três carros que me marcaram bastante, são eles: VW Gol GTI, GM Opala Diplomata 4.1 e Dodge V8.
O primeiro da lista é um dos carros que admiro até hoje. Quem não se lembra dos Gols GTI azuis, que eram o que havia de mais rápido no Brasil? Os únicos que andavam juntos (ou um pouco atrás) eram as GM Opalas 4.1, GM Kadetts GSI e Escorts XR3. Andando com motor AP 2.0 (um dos poucos que tinham injeção eletrônica) pouca gente andava na frente destes GTIs.
O nascimento do GTI veio com o fim do carburador. Instalada no motor 2.0 que o Santana havia recebido em maio, a injeção Bosch LE-Jetronic com ignição mapeada EZ-K permitia respostas suaves, eliminava o afogador e resultava em generosos 112 cv (isto mesmo!! Os mesmos 112 cv do motor do Golf 2.0 à gasolina), com torque máximo de 17,5 m.kgf -- isso utilizando gasolina, pois seria demorado desenvolver uma injeção para funcionar com álcool e havia obviamente uma corrida contra o tempo pela primazia em utilizar o sistema.
O GTi, caracterizado pela cor azul Mônaco e os pára-choques e molduras laterais em prata, lanternas traseiras fumê e novo aerofólio, esbanjava desempenho: máxima de 175,3 km/h e 0 a 100 km/h em 10,04 segundos (era o nacional mais rápido da época). Dirigi-lo era uma sensação inteiramente nova, com uma resposta ao acelerador que impressionava a todos. Trazia ainda freios dianteiros a disco ventilado. Em 1995, o GTi conseguiu reforçar sua esportividade com 16 válvulas e chegou a 203,2 km/h. O motor ficou grande demais para o cofre do Gol e o capô recebeu um ressalto oval (que dava um charme todo especial ao GTI). Foi o Gol mais nervoso que tivemos até hoje.
Segue abaixo duas fotos deste lendário carro e os links para as reportagens na íntegra. A reportagem do Bestcars é bem completa, contando toda a história deste VW, incluíndo seus "irmãos" Saveiro e Voyage.


Link: Bestcars
Link: 4 Rodas
Os dados contidos nesta descrição fora tirados dos sites: Bestcars (http://www.uol.com.br/bestcars), Vrum (www.vrum.com.br) e Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário